sexta-feira, 30 de março de 2012

Recidiva no tratamento ortodôntico de mordida aberta anterior de pacientes acompanhados ou não por uma terapia orofacial miofuncional


Será que há uma melhora na condição do equilíbrio muscular perioral após a terapia fonoaudiológica?

A recidiva após o tratamento ortodôntico diminuiria caso a terapia miofuncional orofacial fosse associada ao nossos aparelhos de contenção nos casos de mordida aberta? 

.:.

SMITHPETER J, COVELL DV. Relapse of anterior open bites treated with orthodontic appliances with and without orofacial myofunctional therapy. Am J Orthod. 2010 May;137(5):605-614.


Com o objetivo de avaliar se a terapia miofuncional, após a remoção da aparatologia ortodôntica, reduz o risco de recidivas em mordidas abertas anteriores corrigidas, Smithpeter e Covell (2010) reuniram uma amostra de 27 pacientes que foram submetidos à terapia miofuncional, comparando com 49 pacientes que não foram tratados fonoaudiologicamente. 



Os resultados mostraram uma diferença significante entre os grupos ao constatar uma menor recidiva dos casos tratados com a terapia miofuncional.

Ambos os grupos apresentavam num momento pré-tratamento as seguintes características miofuncionais: a postura baixa de língua e postura anterior da língua em descanso, sugerindo que a mordida aberta estivesse relacionada à presença do hábito lingual.


Link para o artigo (PDF):  http://www.youblisher.com/p/275383-Relapse-of-anterior-open-bites-treated-with-orthodontic-appliances-with-and-without-orofacial-myofunctional-therapy/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...