sexta-feira, 4 de abril de 2014

Aparelhos dentários (bráquetes) pré-ajustados

O que são os aparelhos pré-ajustados?

Breve histórico sobre o desenvolvimento dos bráquetes pré-ajustados: 

      1925 - Edward Hartley Angle apresentou sua mais importante contribuição para a Ortodontia, o aparelho Edgewise. A principal contribuição deste aparelho era apresentar a canaleta retangular na horizontal com tamanho .022” x .028”.

      1952 - Braided F. Swain soldou em uma mesma base, a uma distância de 0.050”, dois bráquetes do aparelho Edgewise dando origem aos bráquetes de aletas duplas ou geminados.


      1952 - Reed A. Holdaway começou a utilizar estes bráquetes geminados, entretanto ele os soldava com uma pequena diferença de altura, introduzindo no aparelho Edgewise angulação. Surgia aqui o embrião dos aparelhos pré-ajustados.

      1960 - Joseph R. Jarabak tomou os bráquetes dos incisivos angulados por Holdaway e propôs a eles inclinação. Ele foi o primeiro a utilizar bráquetes angulados em dois planos no espaço.

      Os aparelhos pré-ajustados se caracterizam por apresentarem em suas constituições as informações de angulação, inclinação e espessura. Eles somente se tornaram realidade quando Lawrence F. Andrews apresentou na década de 1970 o aparelho Straight-Wire™.

      1970 – Os aparelhos pré-ajustados se tornaram realidade quando Lawrence F. Andrews apresentou na década de 1970 o aparelho Straight-Wire™ - fio .021” x .025”, na canaleta .022" x .028”.
      Andrews realizou uma célebre pesquisa onde foram analisados 120 modelos que apresentavam boa oclusão sem nunca terem sido submetidos a nenhum tipo de tratamento ortodôntico. Ele desenvolveu uma metodologia própria onde mediu o quanto cada dente possuía de angulação, de inclinação e de espessura.

      Após obter a média destas características, ele efetuou algumas alterações e transferiu os valores para o aparelho Edgewise, dando origem ao aparelho Straight-Wire™ que ficou conhecido como a primeira geração dos aparelhos pré-ajustados.

      1975 - um dos profissionais que mais colaborou na sua divulgação e evolução foi Ronald H. Roth. (a segunda geração dos bráquetes pré-ajustados)

      Roth introduziu modificações na prescrição original para solucionar problemas com os quais se defrontava nas atividades clínicas diárias. Enquanto Andrews recomendava várias especificações de bráquetes, causando muitos transtornos, Roth passou a recomendar uma única prescrição.

      1997 - Buscando superar as inadequações do Aparelho Straight-Wire™ original, McLaughlin, Bennett e Trevisi trabalharam em conjunto no redesenho de um sistema de bráquetes pré-ajustados. É a terceira geração dos aparelhos pré-ajustados - fio .019" x .025" na canaleta .022" x .028“.
      A Filosofia MBT™ não se caracteriza somente por ter uma prescrição de bráquetes versátil. Outros itens que a compõem são: escolha no tamanho e no tipo de bráquetes, ligado ou autoligado; controle de ancoragem na fase inicial do tratamento ortodôntico; precisão no posicionamento de bráquetes; biomecânica de forças leves e contínuas; canaletas dos bráquetes com tamanho 0.022”x0.0228”; arco retângular da biomecânica com ganchos soldados; fechamentos de espaços em grupo; persistência durante a fase de detalhes e acabamento.
.:.

Cirurgião-dentista - UFES
Especialista e Mestre em Ortodontia - UERJ
george@buenoodontologia.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...