domingo, 27 de fevereiro de 2011

Estética e características do sorriso avaliados por pessoas leigas

Acho que todos gostamos de sorrir, alguns mais, outros menos.
Sorrisos encantam! Alguns mais. Outros menos. 
Será que essa percepção da beleza e estética do sorriso é diferente entre Ortodontistas e as pessoas que não estudaram Odontologia? E se essas pessoas morassem em diferentes países?
Essas e outras respostas, podem ler no artigo abaixo.

 .:.

Autores: Catherine McLeod;  H.W. Fields; Frank Hechter; William Wiltshire; Wellington Rody, Jr; James Christensen. (University of Manitoba - Canada / University of Dentistry - Ohio)
Referências: Angle Orthodontist, v.81, n.2, 2011.
A estética do sorriso é resultado da interação de diferentes componentes e requer entendimento dos princípios que norteiam a relação entre os dentes e os tecidos moles.
Kokich et al. foram pioneiros ao quantificar a percepção das características do sorriso por Ortodontistas e pelas pessoas leigas. Eles descobriram que a percepção dos Ortodontistas é diferente quando comparado à das pessoas leigas.
Ker et al. modificaram um sorriso digitalmente e avaliaram a percepção da atratividade do sorriso. Algumas características negativas observadas foram o corredor bucal reduzido, a excessiva exposição gengival e o desvio da linha média superior.
A proposta do estudo foi de quantificar e comparar as preferências de pessoas leigas americanas e canadenses por sorrisos modificados digitalmente. Um estudo multicentro.

 Conclusões do artigo:
- As pessoas leigas podem identificar as características de um sorriso ideal.
- A percepção individual da estética do sorriso é influenciada pelo nacionalidade/cultura dos examinadores de diversar formas e deve ser considerada nas pesquisas.
- Os canadenses foram, em média, mais sensíveis aos desvios do sorriso ideal e tiveram uma aceitabilidade menor para variações.

Um comentário:

Kellen disse...

Olá, George!
Adorei a visita no meu blog. Tbém já está nos meus favoritos.
bj

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...