segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Acompanhamento a longo prazo de implantes unitários após carga ortodôntica imediata

Acho que todos conhecemos alguém que necessita de tratamento ortodôntico.
Muitas vezes essa pessoa já está na idade adulta e, quem sabe, possui algumas ausências dentárias. Dentes que foram perdidos com os anos...
Implantes osteointegrados, utilizados na reabilitação oral, tem ajudado a solucionar esses problemas.
Será que é possível aliar a versatilidade do implante osteointegrado ao tratamento ortodôntico de modo que o tempo total de tratamento não seja tão prolongado?

.:.

Autores: Lisiane Meira Palagi; Carlos Eduardo Sabrosa; Eveline C. B. Gava; Tiziano Baccetti; Jose Augusto M. Miguel. (Departamento de Ortodontia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Departamento de Ortodontia da Universidade de Michigan)
Referências: Angle Orthodontist, v.80, n.5, 2010.

A procura pelo tratamento ortodôntico tem aumentado entre os adultos. Esses pacientes frequentemente necessitam de tratamentos multidisciplinares por motivos de perdas dentárias.
Perdas dentárias implicam em complicações ortodônticas, caso seja necessário algum tipo de ancoragem. O uso de implantes osteointegrados pode ser uma alternativa válida para esses pacientes.
Além de promover ancoragem absoluta, esse mesmo implante será utilizado para a posterior reabilitação protética do paciente e este é um método considerado seguro e durável.
Entretanto, poucos estudos combinam a proposta de carga imediata sobre implantes protéticos e a ancoragem ortodôntica. 

Esse estudo clínico randomizado avalia: a taxa de sucesso de implantes protéticos que sofreram carga imediata, ou seja, após, no máximo, 4 meses de cirurgia.


Resultados:
- Dos 20 implantes que sofreram carga imediata, 18 não apresentaram associação com dor ou infecções.
- Esses 18 implantes apresentaram-se em perfeitas condições após 6 meses de acompanhamento.  
- 2 implantes foram perdidos pela ausência de osteointegração.

Conclusões:
- De 11 implantes que sofreram carga imediata, 10 permaneceram em excelentes condições clínicas e radiográficas, após 2 anos de acompanhamento. Uma taxa de sucesso de 91%.
- De nove implantes que receberam carga após 4 meses de cirurgia, 8 foram bem sucedidos. Uma taxa de sucesso de 89%.
- A redução do tempo de espera para aplicação da carga ortodôntica não influenciou negativamente o sucesso dos implantes osteointegrados.

Artigo completo (PDF): http://angle.org/doi/pdf/10.2319/021010-86.1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...