quarta-feira, 2 de março de 2011

Tratamento ortodôntico com um incisivo central superior anquilosado auxiliado pela distração osteogênica

O que fazer quando o movimento dentário passa a ser um desafio maior do que o esperado?

É bom lembrar da importância da cautela diante de "novas" opções de tratamento.

.:.

Autores: Dogan Dolanmaz; Ali Ihya Karaman; A. Alper Pampu; Ahu Topkara (Departamento de Ortodontia da Universidade de Konya – Turquia)
Referências: Angle Orthodontist, v.80, n.2, 2010.

A anquilose dentária é a fusão da superfície radicular com o osso alveolar, obliterando então o ligamento periodontal.
Causas reportadas na literatura para a anquilose são: mudanças metabólicas, predisposição genética, traumas dentários, luxações, infecções periapicais, recolocação do dente no alvéolo após avulsão e procedimento cirúrgico prévio.
A evidência mais importante da anquilose dentária é a impossibilidade de movimentação durante a aplicação de força ortodôntica.
Algumas opções de tratamento para a anquilose incluem extração e reabilitação protética, luxação cirúrgica, corticotomia e osteotomia.
Outra modalidade contemporânea de tratamento é a distração osteogênica. Técnica promissora para tracionar o dente anquilosado até o nível do plano oclusal.


Dois dias após a cirurgia, foi iniciado o tracionamento do dente anquilosado.


Após duas semanas, o elemento dentário já estava quase ao nível do plano oclusal.


Até hoje, diversos protocolos de tratamento tem sido propostos para a anquilose dentária. Mas alguns deles resultam em reanquilose e reabsorção radicular externa. Implantes requerem osso alveolar sadio que, frequentemente, não é encontrado em casos de extração do dente aquilosado. Além disso, próteses podem não ser tão estéticas em alguns casos.
A distração osteogênica promove a expansão e regeneração do tecido gengival simultaneamente ao tracionamento e processo de remodelação óssea.

Link do artigo (PDF): http://angle.org/doi/pdf/10.2319/033009-182.1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...