quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Maturação das vértebras cervicais – Método para escolha do momento ideal para a Ortopedia Facial


Considero esse artigo uma das maiores contribuições que o Dr. Tiziano Baccetti fez para esta ciência que tanto amamos: A Ortodontia e a Ortopedia Facial.

.:.

Autores: Tiziano Baccetti, Lorenzo Franchi e James McNamara Jr (Departamento de Ortodontia das Universidades de Florença e de Michigan)

Na Organização, diferenciação, desenvolvimento e crescimento de qualquer estrutura somática, os momentos de maior metabolismo são cruciais para determinar a morfologia e dimensões finais. Na Ortodontia e na Ortopedia Facial, está cada vez mais evidente que o momento de tratamento pode ser tão crítico quando a seleção do protocolo específico de tratamento.

Com o início de um protocolo no estágio de maturação ótimo para aquele paciente individualmente, pode-se ter a melhor resposta com a menor morbidade.

A questão do momento ideal para a Ortopedia Facial está intimamente ligada à identificação de períodos de aceleração de crescimento, que podem contribuir significativamente para a correção de desequilíbrios esqueléticos do paciente.

A maturação óssea individual pode ser avaliada mediante vários indicadores: aumento da altura corporal, desenvolvimento dos ossos da mão e do punho, cronologia de desenvolvimento e erupção dentária, menarca e mudanças na voz e maturação das vértebras cervicais.

Um indicador biológico ideal da maturidade esqueletal mandibular deve preencher pelo menos cinco características:

  1. Eficácia em detectar o pico do crescimento mandibular;
  2. Não necessitar de outra exposição radiográfica;
  3. Ser um método fácil de ser compreendido;
  4. Consistência na interpretação dos dados;
  5. Utilidade para a antecipação da ocorrência do pico de crescimento mandibular na maioria dos indivíduos.

O método foi validado por pesquisadores de várias universidades. Ao substituir o método da mão e do punho, pelo método do índice de maturação vertebral (IMV) evita-se uma radiografia adicional, reduzindo a dose de radiação a que o paciente será exposto.



Aplicabilidade do método

Há uma importância maior no contexto da Ortopedia Facial para os protocolos que forem aplicados a pacientes que se beneficiarão com o tratamento durante o período de aceleração do crescimento mandibular.

Os efeitos das terapias a estimular/restringir o crescimento mandibular parecem ser de maior magnitude durante o surto de crescimento puberal, enquanto que os efeitos das terapias que buscam alguma modificação ortopédica da maxila (protração/expansão) são melhores em estágios pré-puberais.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...