sábado, 29 de outubro de 2011

Efeito de três técnicas motivacionais de higiene oral e saúde gengival em pacientes ortodônticos


Se o seu paciente às vezes não colabora e aparece com a higiene oral a desejar...
Este artigo é perfeito para você!

.:.

Autores: Shivesh Acharya; Ashima Goyal; Ashok Kumar Utreja; Utkal Mohanty (Centro de Ciências Orais – Chandigarh – Índia)

Manter uma boa higiene oral é um desafio para os pacientes que passam pelo tratamento ortodôntico com aparelho fixo. Os braquetes e outros componentes presentes favorecem o rápido acúmulo de placa e aumento da produção de ácido que leva à desmineralização e lesões incipientes de cárie. Estudos tem demonstrado a presença mínima de doença periodontal, perda óssea e cáries em adolescentes durante a terapia com a aparelho ortodôntico fixo, caso o controle de placa seja mantido.

No presente estudo, três diferentes técnicas motivacionais foram avaliadas com relação à efetividade de melhora da saúde gengival e higiene oral em pacientes jovens que estão utilizando aparelho ortodôntico fixo.

Grupo 1
- Evidenciamento da placa e demonstração de técnica de escovação.

Grupo 2
- Um produto que demonstrava visualmente (com mudança de cor) a natureza ácida da placa dentária e do aumento do pH com ingestão de açúcares foi utilizado. Como no Grupo 1, as medidas de controle adicionais foram demonstradas.


Grupo 3
- Foi coletada a placa e preparada uma lâmina para ser mostrada em microscópio para o paciente. Assim era possível ver a movimentação dos microorganismos. Novamente, como no Grupo 1, as medidas de controle adicionais foram demonstradas.



Resultados:
- A implementação de variadas técnicas motivacionais para o efetivo controle de placa durante o uso de aparelho fixo mostrou melhoras na saúde gengival, bem como no índice de placa e de gengivite durante os 6 meses da pesquisa.
- O grupo que apresentou mais melhoras foi o Grupo 3, no qual um microscópio foi utilizado como ferramenta motivacional para manutenção da higiene oral.

.:.

Link para o artigo completo em pdf:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...