sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Entrevista - Vincent Kokich


Sem dúvidas, um pesquisador e um clínico de excelência. Aproveitem a entrevista! 

.:.


- Professor de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Washington - EUA;
- Ex-Presidente do American Board of Orthodontics;
- Ex-Presidente da American Academy of Esthetic Dentistry;
- Publicou mais de 15 capítulos de livros e mais de 100 artigos científicos.

.:.

O número de adultos que procuram tratamento ortodôntico é cada vez maior, na tentativa de melhorar a saúde periodontal, a capacidade mastigatória e obter uma estética agradável. Nestes últimos anos, os avanços na Ortodontia, Periodontia, Dentística Restauradora, Implantodontia e Odontologia Estética criaram novas perspectivas para estes pacientes. Invariavelmente, no planejamento do tratamento do paciente adulto, um trabalho interdisciplinar é necessário devido à sua complexidade. Com o intuito de aprofundar este tema, é com grande honra que apresentamos o Prof. Vincent Kokich, membro do Board Americano de Ortodontia e um dos maiores expoentes do tratamento interdisciplinar em adultos. Sua vasta experiência nesta área o tornou um dos conferencistas mais requisitados em todo o mundo, não só em congressos de Ortodontia, mas em áreas afins. Estabeleceu critérios clínicos que hoje servem de parâmetros no atendimento de pacientes adultos.

Marcos Augusto Lenza

.:.

Selecionei uma das perguntas da entrevista. A entrevista na íntegra pode ser lida no link logo abaixo.

P: Quais os principais benefícios em se tratar ortodonticamente pacientes com problemas periodontais?

R: A terapia ortodôntica pode oferecer vários benefícios ao paciente adulto com problema periodontal. Primeiramente, pelo simples fato de se alinhar dentes anteriores superiores e/ou inferiores apinhados ou mal posicionados permitirá ao paciente adulto um melhor acesso para higienizar todas as superfícies dos seus dentes adequadamente. Isto poderia ser uma enorme vantagem para o paciente que é suscetível à perda óssea periodontal ou que não possui a destreza para manter sua higiene bucal de forma adequada.

Em segundo lugar, o reposicionamento ortodôntico vertical de alguns dentes pode melhorar certos tipos de defeitos ósseos em pacientes com envolvimento periodontal. Nestes casos, geralmente o movimento dentário elimina a necessidade de uma cirurgia periodontal com remoção de tecido ósseo.

Um terceiro benefício do tratamento ortodôntico é melhorar a relação estética dos níveis da gengiva marginal antes da Odontologia restauradora. O alinhamento das margens gengivais ortodonticamente evita um procedimento periodontal cirúrgico, que em sua grande maioria poderia necessitar de remoção óssea e exposição das raízes dos dentes.

Uma quarta vantagem da Ortodontia em alguns pacientes com problemas periodontais é devido à habilidade de se corrigir ameias gengivais abertas ou “espaços negros”. Localizando-se na região anterior superior, eles são bastante comprometedores esteticamente. Na maioria dos pacientes, estas áreas podem ser corrigidas com a combinação do movimento ortodôntico radicular, alteração da forma do dente e/ou restauração estética, como mencionado anteriormente.

.:.

Link para a entrevista completa:

4 comentários:

Anônimo disse...

Ótima entrevista, parabéns!!!

Juliane Stein disse...

Entrevista com um profissional super qualificado, profissionais de saúde que publica conteúdo são diferenciados.

O conteúdo complementa muitas idéias, o dentista está de parabéns.

parabéns, e saúde para todos!!!

George Bueno disse...

Obrigado pela confiança e incentivo! Ao leitor acima e à Juliane Stein!

blog da tia Claudia disse...

Olá George,
Muito bom o conteúdo do seu blog,achei muito interessante a entrevista.
Parabéns!!
Cláudia Pilotto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...