quarta-feira, 25 de abril de 2012

Utilização de ancoragem esquelética indireta para verticalização de molares inferiores

Alguns movimentos ortodônticos, antes considerados praticamente impossíveis de serem realizados, se tornaram previsíveis com a utilização de ancoragem esquelética. Sem dúvida, os mini-implantes iniciaram uma nova era da Ortodontia.


.:.


Referência do artigo: 
BICALHO RF, BICALHO JS, LABOISSIÉRE JR M. Utilização de ancoragem esquelética indireta para verticalização de molares inferiores. Rev. Clín. Ortodon. Dental Press. 2009 Fev/Mar; 8(1):63-68.


.:.


A perda precoce de molares decíduos, ou mesmo a perda de primeiros molares permanentes, são problemas clínicos que ocorrem rotineiramente e têm como resultado a inclinação mesial dos primeiros molares ou de segundos e terceiros molares, dependendo do dente extraído ou ausente.

A verticalização de molares inferiores é um procedimento difícil, apesar de ser muito comum em pacientes ortodônticos adultos, que cada vez mais frequentam os consultórios odontológicos buscando uma melhor qualidade de sua saúde bucal.

A maior dificuldade mecânica ao se verticalizar um molar é impedir a sua extrusão, resultado da aplicação de forças ao nível de coroa dentária, fora do centro de resistência do dente e que, por essa razão, produz movimentos de translação e rotação.




Vistas lateral (A) e oclusal (B) das unidades de verticalização (amarelo) e de ancoragem (azul)

A utilização dos microparafusos autoperfurantes de titânio como recurso de ancoragem na Ortodontia trouxe novos conceitos e perspectivas de tratamento. A possibilidade de realizar movimentos sem a preocupação com as forças de reação na unidade de ancoragem nos permite tratar diversas más oclusões de maneira mais simples e previsível.

Final do alinhamento e nivelamento

Conclusão

A utilização de microparafusos para ancoragem ortodôntica esquelética tem demonstrado ser uma modalidade de tratamento eficiente não só para procedimentos de rotina da prática ortodôntica, mas principalmente para a resolução de casos considerados complexos ou difíceis.

.:.

Link para o artigo completo em PDF: http://www.abo-df.org.br/new_portal/pdf/art1.pdf

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...