sábado, 29 de dezembro de 2012

Apneia Obstrutiva do Sono

Abaixo estão algumas informações importantes de como o Ortodontista pode auxiliar no diagnóstico e tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS):

Importância do sono

O sono é uma das necessidades essenciais para a saúde física e psicoemocional do ser humano. É durante o sono que ocorre a restauração física e mental que nos protege do desgaste natural das horas acordadas.

O que é Apneia do Sono?

Apneia significa "sem ar" ou "parada da respiração". Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono, a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é um distúrbio respiratório do sono caracterizado por episódios recorrentes de obstrução total ou parcial da via aérea superior durante o sono, os quais levam a redução do nível de oxigênio no sangue, além de despertares frequentes, associados a sinais e/ou sintomas clínicos.

Quais são os principais sintomas da Apneia do Sono?

Os sinais e sintomas mais comuns da Apneia Obstrutiva do Sono são ronco, sonolência excessiva e pausas respiratórias durante o sono. Os prejuízos das funções cognitivas, como concentração, atenção e memória são frequentemente observados. Alterações de humor como irritabilidade, depressão e ansiedade podem ser encontradas. Existem alguns fatores predisponentes como obesidade, sexo masculino, anormalidades craniofaciais, como hipoplasia maxilomandibular, aumento do tecido mole e do tecido linfoide da faringe, obstrução nasal, anormalidades endócrinas, como hipotireoidismo e acromegalia, e história familiar.

(Dr. George Bueno - Jornal A Gazeta - ES)

Como a Apneia do Sono pode ser tratada?

O tratamento depende do grau de Apneia do Sono que é verificada pelo "exame do sono" (polissonografia) e de uma avaliação individual com um médico com formação em medicina do sono. Simples medidas, como a retirada de bebidas alcoólicas e de certas drogas (benzodiazepínicos, barbitúricos e narcóticos), a adequada posição do corpo e a perda de massa gorda podem ser eficazes para o tratamento da SAOS. O tratamento com o CPAP (continous positive airway) ainda permanece como a primeira escolha nos casos graves da SAOS. O CPAP é um aparelho que gera e direciona um fluxo contínuo de ar por meio de um tubo flexível para uma máscara firmemente aderida à face do indivíduo que promove a dilatação de toda da via aérea superior.

Como o dentista pode ajudar?

Nos casos de ronco e nos quadros mais leves da apneia do sono o cirurgião-dentista com treinamento em odontologia do sono pode utilizar o um Aparelho Intraoral de avanço mandibular, que promove um tensionamento dos músculos da faringe e da língua e aumento do volume da via aérea superior proporcionando uma melhor qualidade do sono para o paciente. Este aparelho é utilizado somente à noite, para dormir.

As alterações nas arcadas como a mordida cruzada posterior, palato ogival e estreito, mordida aberta e retrognatismo mandibular podem sugerir estar associados aos problemas respiratórios e o Ortodontista pode auxiliar neste diagnóstico e tratamento, na busca de evitar complicações futuras.

Confira no link abaixo os cirurgiões-dentistas certificados pela Associação Brasileira do Sono para realizar o tratamento do ronco e apneia:

.:.

Fonte principal: Associação Brasileira do Sono (http://www.sbsono.com.br)

Dr. George Bueno
Cirurgião-dentista e Ortodontista
georgenbueno@gmail.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...