quarta-feira, 30 de março de 2011

57 anos de acompanhamento das mudanças oclusais, saúde oral e do comportamento de pacientes em relação aos seus dentes

Será que as características da oclusão  se modificam com os anos? 

E após 57 anos?

.:.

Autores: Arild Stenvik; Lisen Espeland, Rolf E. Bergb. (Departamento de Ortodontia / Universidade de Oslo)

Um grande número de investigações tem avaliado as mudanças a longo prazo na oclusão. Conhecer essas mudanças é essencial para o planejamento do tratamento ortodôntico e a estabilidade de seu resultado.

A maioria desses estudos é baseada no acompanhamento de pacientes com oclusão normal. Poucos acompanharam as mudanças acontecidas na maloclusão.

Outras perspectiva de mudanças a longo prazo é em relação à saúde oral e à qualidade de vida dos pacientes portadores de maloclusões. Em alguns países, em que o governo auxilia economicamente no tratamento, é preciso apresentar documentos a fim de provar que o tratamento ortodôntico é necessário para o paciente.

Proposta do estudo:

- Examinar as mudanças a longo prazo na oclusão de pacientes que possuem maloclusão na infância e compará-las com crianças que apresentavam uma oclusão normal.


Um único paciente da amostra apresentava oclusão normal aos 8 anos de idade e desenvolveu maloclusão após os 65 anos de idade.

Conclusões:
- Em pacientes com mordida profunda, houve uma tendência a aumento do overbite;
- A mordida cruzada posterior manteve-se e tornou-se uma maloclusão de Classe III;
- Pacientes com oclusão normal relataram boas experiências e atitudes em relação a seus dentes. Para pacientes com maloclusão, as respostas variaram.


Um comentário:

Carlos Rogério Pacheco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...