sexta-feira, 13 de maio de 2011

Indicações de extrações na Ortodontia e a internet: Qualidade da informação on line disponível

Autores: Urvi Patel and Martyn T. Cobourneb (Londres, Reino Unido)

Como um recurso aberto de informações, a Internet não é sujeita a revisões e as informações podem ser afixadas por qualquer pessoa. Em consequência desta liberdade editorial, os sites podem conter informações errôneas por motivos de ignorância, polarização (defesa de um ou outro ponto de vista) e interesses comerciais. Além disso, a informação sobre respectivo assunto pode ser altamente variável e, em alguns casos, potencialmente enganadora e prejudicial. É importante que consumidores dessas informações as avaliem. Entretanto, esses raramente observam ou recordam a fonte dos sites que visitaram.

Atualmente, pacientes e pais estão mais informados sobre a Ortodontia, apresentam, frequentemente, informações sobre seus problemas e as potenciais opções de tratamento. Além disso, consideradas parte do processo do consentimento esclarecido, as alternativas de tratamento são oferecidas ao paciente e, esse, pode procurar por mais informações após as consultas.

O debate sobre extrair ou não extrair existe desde os primórdios da Ortodontia. Recentemente, há uma tendência a se evitar as extrações dentárias, fazendo uso de desgastes e expansões, por exemplo. Nesse estudo, foram avaliados os sites de saúde que pacientes e seus pais encontraram na internet sobre o assunto extrações dentárias. Um instrumento validado foi utilizado para avaliar três características dos sites: acessibilidade, facilidade de uso e confiabilidade.


Conclusões:

- A qualidade das informações disponíveis na Internet com relação a extrair ou não extrair na Ortodontia foi muito variável. De acordo com o método, nenhum site conseguiu um padrão ouro (com 90% de confiabilidade);
- A qualidade das informações disponíveis na Internet no que diz respeito às extrações ortodônticas variou muito. Assim, os pacientes devem interpretar muitos destes sites com cuidado.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...