segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tratamento da maloclusão Classe II esquelética com Herbst em adultos: avanço em uma etapa X avanço em duas etapas

O que fazer quando o paciente apresenta uma maloclusão de Classe II, não tão severa para ser indicada uma cirurgia ortognática e um perfil que poderia ser piorado caso fosse realizada uma camuflagem com extrações?

.:.

Autores: Shimanto K. Purkayastha, A. Bakr M. Rabie, Ricky Wong (Universidade de Hong Kong)

Existem poucas opções de tratamento para pacientes praticamente sem crescimento que apresentam maloclusão de Classe II por retrusão mandibular. A primeira delas é a camuflagem ortodôntica com extrações dentárias, se ela for definida como tratamento de escolha. Entretanto, a retrusão mandibular não melhorará com esse tratamento e o perfil mole do paciente continuará convexo, com certa piora, com perda de suporte para o lábio superior e aumento do ângulo naso-labial. A segunda opção é a cirurgia ortognática, onde as estruturas ósseas comprometidas são modificadas, reduzindo assim a convexidade facial. Entretanto, envolve o risco cirúrgico e da anestesia geral. Recentemente, Pancherz et al. relatou a possibilidade de reativação do crescimento condilar adaptativo em adultos.

Estudos genéticos e em animais tem mostrado a habilidade de dispositivos ortodônticos promoverem tensão nos côndilos e estimular o crescimento, além da remodelação da fossa glenóide. Isso indica que, pacientes até então considerados velhos para a utilização dos dispositivos funcionais, poderiam ser tratados.

Objetivo do estudo: comparar dois grupos de pacientes tratados com o aparelho de Herbst e apresentar um novo protocolo baseado na melhora da resposta esquelética.



 Paciente de 19 anos. Pré e pós-tratamento (12 meses de Herbst)


Conclusões:
- O côndilo adulto jovem exposto à tensões mecânicas, como resultado de um avanço mandibular, apresenta produção de mediadores de mecano-transdução. Os mediadores reagem à tensão mecânica promovendo crescimento condilar. Novo osso e nova cartilagem são formados, aumentando o volume do côndilo.
- A terapia com o aparelho de Herbst pode ser considerada como uma opção para a correção da maloclusão de Classe II esquelética em pacientes adultos e deveria ser acrescentado ao arsenal ortodôntico disponível. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...