Quais são os limites para o tratamento ortodôntico?
Como definir e dividir claramente os objetivos realistas dos idealistas?
.:.
Autores: Marcos Janson, Guilherme Janson, Oscar Edwin Francisco Murillo-Goizueta (Bauru, Brasil)
O tratamento ortodôntico não é considerado uma contra-indicação para casos de terapia de um adulto com doença periodontal avançada ou para casos de manutenção de um periodonto sadio.
O tratamento ortodôntico para realinhamento dos dentes comprometidos periodontalmente pode ser iniciado apenas após o controle da inflamação periodontal. Se o paciente motivar-se e responder positivamente à terapia periodontal inicial, o tratamento ortodôntico adulto promoverá a reabilitação em relação à melhor função e estética, com prognóstico satisfatório.
Esse artigo trata-se de um relato de caso de uma paciente com maloclusão de Classe II, Divisão I, com doença periodontal avançada (perdas ósseas horizontais e verticais). Os incisivos centrais foram extruídos para melhorar o nível ósseo e gengival da região anterior, melhorando a estética e a função.
Pré-tratamento
Objetivos do tratamento: reduzir ou manter os níveis dos defeitos ósseos, eliminar traumas oclusais primários e secundários por meio de uma oclusão funcional e contenção fixa nos dentes com perdas ósseas. Redução da protrusão dos incisivos superiores, obter corretos overbite e overjet e melhorar a estética facial.
Pré-extração de 1PMS
Os elementos-chave para o tratamento ortodôntico de pacientes adultos comprometidos periodontalmente é a eliminação ou redução do acúmulo de placa e inflamação gengival.
Resultados:
17 meses de Follow-up.
Conclusões: Pacientes com comprometimento periodontal podem ser tratados satisfatoriamente quando há uma boa relação entre Ortodontia e Periodontia. Um plano de tratamento interdisciplinar inclui um movimento ortodôntico que inventiva o remodelamento ósseo e um programa de supervisão da higiene oral que resulte numa melhora da função dos dentes comprometidos periodontalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário