terça-feira, 31 de maio de 2011

Protocolo ortodôntico modificado para paciente com doença periodontal avançada e maloclusão de classe II divisão I

Quais são os limites para o tratamento ortodôntico? 

Como definir e dividir claramente os objetivos realistas dos idealistas?

.:.

Autores: Marcos Janson, Guilherme Janson, Oscar Edwin Francisco Murillo-Goizueta (Bauru, Brasil)

O tratamento ortodôntico não é considerado uma contra-indicação para casos de terapia de um adulto com doença periodontal avançada ou para casos de manutenção de um periodonto sadio.

O tratamento ortodôntico para realinhamento dos dentes comprometidos periodontalmente pode ser iniciado apenas após o controle da inflamação periodontal. Se o paciente motivar-se e responder positivamente à terapia periodontal inicial, o tratamento ortodôntico adulto promoverá a reabilitação em relação à melhor função e estética, com prognóstico satisfatório.

Esse artigo trata-se de um relato de caso de uma paciente com maloclusão de Classe II, Divisão I, com doença periodontal avançada (perdas ósseas horizontais e verticais). Os incisivos centrais foram extruídos para melhorar o nível ósseo e gengival da região anterior, melhorando a estética e a função.


Pré-tratamento

Objetivos do tratamento: reduzir ou manter os níveis dos defeitos ósseos, eliminar traumas oclusais primários e secundários por meio de uma oclusão funcional e contenção fixa nos dentes com perdas ósseas. Redução da protrusão dos incisivos superiores, obter corretos overbite e overjet e melhorar a estética facial.
  

Pré-extração de 1PMS

Os elementos-chave para o tratamento ortodôntico de pacientes adultos comprometidos periodontalmente é a eliminação ou redução do acúmulo de placa e inflamação gengival.

Resultados:  



17 meses de Follow-up.

Conclusões: Pacientes com comprometimento periodontal podem ser tratados satisfatoriamente quando há uma boa relação entre Ortodontia e Periodontia. Um plano de tratamento interdisciplinar inclui um movimento ortodôntico que inventiva o remodelamento ósseo e um programa de supervisão da higiene oral que resulte numa melhora da função dos dentes comprometidos periodontalmente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...