terça-feira, 20 de setembro de 2011

Degradação da força de tensão de elásticos ortodônticos de látex


Os primeiros relatos de uso de elásticos na prática ortodôntica datam do final do século XIX. 

Até hoje são dispositivos essenciais para conseguirmos (nós Ortodontistas) finalizar bem nossos casos, sem falar de outras aplicações clínicas importantes durante o tratamento: correção de giros, tracionamentos, distalizações, entre outras. 

.:.

Autores: Daniel J. Fernandes, Gisele M. A. Fernandes, Flavia Artese, Carlos N. Elias, Alvaro M. Mendes (Departamento de Ortodontia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ)

Elásticos ortodônticos tem sido utilizados para mecânicas inter-arcos e para outras propostas de mecânicas intra-orais. As vantagens dos elásticos de látex incluem: alta flexibilidade, baixo custo e alto potencial de retorno à sua dimensão original após deformação substancial. Além disso, é fácil para os próprios pacientes trocarem os elásticos e manterem uma boa higiene.

As propriedades dos elásticos dependem dos arranjos irregulares de longas ligações moleculares, em certos pontos, conectadas por ligações covalentes entre diferentes átomos, como a que ocorre entre enxofre e carbono.



Quando os elásticos exercem certa força que ultrapassa seu limite de estresse, a fadiga começa em certos pontos e internamente ou na superfície há a perda da homogeneidade do material.

A hipótese testada nesse estudo foi a não diferença entre elásticos de diferentes fabricantes, diferentes diâmetros e diferentes tempo de tensão. A proposta foi avaliar a degradação de força dos elásticos durante diferentes tempos até 24 horas de tensionamento.

Resultados:

Uma das figuras do artigo: Degradação da força (%) por hora para elásticos 3/6 de força média das marcas Morelli, AO (American Orthodontics) e TP (TePe).

Conclusões:

- A hipótese testada foi rejeitada para os elásticos da AO, por conta das diferenças significantes encontradas entre os elásticos 3/16, 1/4 e 5/16 quando comparados com os das marcas TP e Morelli;
- A maior degradação de força ocorreu nas primeiras 3 horas de tensionamento, independentemente do tamanho e fabricante dos elásticos;
-   Houve um aumento de força exercida pelos elásticos entre os tempos de 6 e 12 horas;
-   Após 12 horas a degradação de força era mais lenta em todos os grupos, e isso é positivo visto que é, aproximadamente, a quantidade de força mais apropriada para a maioria das aplicações clínicas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...