terça-feira, 24 de julho de 2012

Tratamento da Má Oclusão de Classe II com Extração de Pré-Molares Superiores

Há algumas semanas eu não postava um artigo novo aqui para vocês se atualizarem, peço desculpas! 
Abaixo um artigo sobre uma das possibilidades do tratamento da maloclusão de Classe II de Angle, uma das maloclusões mais comuns em nossos consultórios, caso você seja brasileiro.
Boa leitura!

.:.

Autores: Adriano César Trevisi Zanelato, Reginaldo César Trevisi Zanelato, André Trevisi Zanelato, Mércia Dantas Wu, João Coimbra.

A má oclusão de Classe II está presente em aproximadamente 40% da população e, a sua correção representa um desafio para os ortodontistas. Diversos mecanismos podem ser utilizados para a correção desta má oclusão como: aparelhos ortopédicos, distalizadores, elásticos intermaxilares de Classe II, extrações de quatro pré-molares ou apenas dois pré -molares superiores, extrações de segundos molares e até mesmo cirurgias ortognáticas, em casos extremos.

O tratamento ortodôntico realizado com extração somente de pré-molares superiores, para a camuflagem da Classe II, necessita de um protocolo de tratamento preciso e eficiente, atentando para o controle de ancoragem, além de ser necessário o completo conhecimento do aparelho ortodôntico utilizado para a obtenção de um ajuste ideal no final da mecânica ortodôntica com os molares posicionados em Classe II.

(Classe II - Divisão II)

Conclusões

O tratamento da má oclusão de Classe II com extrações de pré-molares superiores, deve apresentar o arco dentário inferior estável e uma relação intermaxilar em Classe II significativa. Cabe ao profissional muita destreza no controle da ancoragem posterior superior e habilidade na retração dos dentes anteriores superiores.


.:.

Cirurgião-dentista (UFES) e Especialista e Mestrando em Ortodontia (UERJ)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...