sexta-feira, 3 de junho de 2011

Efetividade dos aparelhos Twin-block e Thurow na correção da Classe II

Duas formas formidáveis de tratamento da maloclusão de Classe II de Angle. 

Dois dispositivos para fazerem parte de forma permanente do nossa "caixa" de ferramentas em Ortodontia. 

.:.

Autores: Álvaro Francisco Carrielo Fernandes, Ione Helena Portela Brunharo, Cátia Cardoso Abdo Quintão, Myrela Galvão Cardoso Costa, Mickelson Rio Lima de Oliveira-Costa (Departamento de Ortodontia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Brasil)

A Classe II esquelética é muito comum e muito variável em sua configuração estrutural. A causa pode ser a protrusão maxilar, a retrusão mandibular ou uma combinação das duas alterações. O tratamento de escolha depende da localização do problema.

Frequentemente, uma aparelhagem ortopédica/funcional é utilizada para a correção da desarmonia esquelética e oclusal. Entre as aparelhagens funcionais, o Twin-block, originalmente desenvolvido por Clark, e o aparelho de Thurow, desenvolvido por Thurow, parecem ser as opções mais viáveis. Os melhores resultados com as duas modalidades terapêuticas ocorrem, respectivamente, durante o pico de crescimento mandibular e maxilar.

O objetivo do trabalho foi comparar as mudanças dentárias e esqueléticas e produzidas com o uso dos aparelhos Twin-block e Thurow em pacientes Classe II de Angle, Divisão I.
  


Resultados:  


  
Conclusões:

- A posição da maxila em ambos os grupos tratados comparados ao grupo controle mudou significantemente no intervalo de tempo entre o início do tratamento e 12 meses após.
- O grupo que utilizou o aparelho Twin-block apresentou um significante crescimento mandibular, melhorando a relação sagital mandibular, comparado com o grupo controle.
- A altura facial anterior aumentou mais no grupo que utilizou o aparelho Twin-block.
- Em ambos os grupos os incisivos superiores foram mais retraídos, quando comparados ao grupo controle.
- Os molares superiores e inferiores não foram significantemente alterados no intervalo de tempo avaliado.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...