Duas formas formidáveis de tratamento da maloclusão de Classe II de Angle.
Dois dispositivos para fazerem parte de forma permanente do nossa "caixa" de ferramentas em Ortodontia.
.:.
Autores: Álvaro Francisco Carrielo Fernandes, Ione Helena Portela Brunharo, Cátia Cardoso Abdo Quintão, Myrela Galvão Cardoso Costa, Mickelson Rio Lima de Oliveira-Costa (Departamento de Ortodontia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Brasil)
A Classe II esquelética é muito comum e muito variável em sua configuração estrutural. A causa pode ser a protrusão maxilar, a retrusão mandibular ou uma combinação das duas alterações. O tratamento de escolha depende da localização do problema.
Frequentemente, uma aparelhagem ortopédica/funcional é utilizada para a correção da desarmonia esquelética e oclusal. Entre as aparelhagens funcionais, o Twin-block, originalmente desenvolvido por Clark, e o aparelho de Thurow, desenvolvido por Thurow, parecem ser as opções mais viáveis. Os melhores resultados com as duas modalidades terapêuticas ocorrem, respectivamente, durante o pico de crescimento mandibular e maxilar.
O objetivo do trabalho foi comparar as mudanças dentárias e esqueléticas e produzidas com o uso dos aparelhos Twin-block e Thurow em pacientes Classe II de Angle, Divisão I.
Resultados:
Conclusões:
- A posição da maxila em ambos os grupos tratados comparados ao grupo controle mudou significantemente no intervalo de tempo entre o início do tratamento e 12 meses após.
- O grupo que utilizou o aparelho Twin-block apresentou um significante crescimento mandibular, melhorando a relação sagital mandibular, comparado com o grupo controle.
- A altura facial anterior aumentou mais no grupo que utilizou o aparelho Twin-block.
- Em ambos os grupos os incisivos superiores foram mais retraídos, quando comparados ao grupo controle.
- Os molares superiores e inferiores não foram significantemente alterados no intervalo de tempo avaliado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário