Esse texto fez parte de alguns ensinamentos recentes que ando buscando.
Me auxiliou a pensar melhor em como lido com o mundo ao meu redor.
Você é o que você faz. Mas, a imagem é sim, muito importante.
.:.
Autora: Hilla Dotan
Muitos profissionais especializados, como os dentistas, cirurgiões, cientistas e músicos investem grande parte do tempo e recursos na obtenção de técnicas e certificações, supondo que esses investimentos irão ajudar a alcançar seus objetivos profissionais. Entretanto, apenas uma quantidade limitada de talentosos profissionais investe em práticas de gestão e relacionamentos que acompanhem sua perícia técnica. Consequentemente, muitos profissionais talentosos, não atingem seu potencial de carreira completo, lutam para construir seu próprio negócio e falta conhecimento básico no que diz respeito à contratação e preços dos produtos.
Quem são os dentistas mais bem-sucedidos? Eles são os melhores Especialistas nas suas áreas? Frequentemente, não é o profissional mais bem capacitado e qualificado que se torna o mais bem-sucedido. O que ele deve fazer para se tornar um líder entre os Especialistas?
A qualidade e impacto de seu trabalho, bem como a rentabilidade de um negócio, dependem das relações estabelecidas com os colegas, com os pacientes, concorrentes, distribuidores e outros.
Não estaríamos melhores se tivéssemos escolhido a melhor companhia para estudar para provas importantes? Quem são as melhores pessoas para trabalhar juntos durante a Especialização? Esses relacionamentos podem nos guiar e nos influenciar ao longo de nossa carreira, portanto, é importante escolhê-los cuidadosamente.
Reflexões que devem ser feitas:
Qual é a situação de sua rede atual de contatos?
Deve-se pensar nos contatos diretos bem como nos indiretos (contatos que temos por meio de outras pessoas).
Como deveria ser minha rede ideal de contatos?
A resposta para essa pergunta é complexa e varia muito entre indivíduos. Se o objetivo é abrir uma clínica própria, a rede de contatos ideal são todos os indivíduos que eu conheço que podem ajudar a construir e manter uma prática efetiva e eficiente.
Qual tipo de relacionamento deverei ter com meus contatos?
Para ter sucesso profissionalmente e atingir os objetivos profissionais, é preciso estar atento às necessidades profissionais, mas também às necessidades psicossociais. Refletindo sobre essas necessidades, é possível pensar em como resolvê-las da melhor forma possível, individualizando o pensamento para cada caso.
Conclusões:
Assim, uma análise do que pode satisfazer minhas diferentes necessidades e do que eu posso fornecer ao outro pode ajudar a determinar a melhor maneira de estabelecer o relacionamento que quero construir, com quem e de que tipo.
O mapeamento da rede é o ponto de partida. O passo principal é como construir realmente essas relações e, principalmente, como mantê-las. Por exemplo: como construir uma relação de confiança com um novo paciente? Como administrar conflitos entre pessoas da minha rede? Como fazer com que essas pessoas aumentem minha reputação no meu setor?
A capacidade de administrar essas questões será determinante com relação ao sucesso que conseguiremos alcançar e com relação à manutenção desse sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário