terça-feira, 14 de junho de 2011

Por que o Ortodontista deve conhecer a qualidade de vida do seu paciente?

Lembrem-se! Nós não tratamos apenas bocas... Nós cuidamos de pessoas!

.:. 

Autora: Daniela Feu (Doutoranda em Ortodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ)

Como seria possível desempenhar tratamentos que possibilitariam ganhos psicossociais aos pacientes e obter sucesso sem conhecer o impacto gerado pela má oclusão?

Frente a esse novo paradigma, a Odontologia Baseada em Evidências trouxe para a Ortodontia um de seus maiores desafios: conhecer o impacto do tratamento ortodôntico na vida diária dos pacientes. Isso porque, para que seja considerado viável, todo e qualquer tratamento, incluindo a terapia ortodôntica, deve ser capaz de trazer um benefício significativo, que supere os custos biológicos e financeiros para cada paciente individualmente.

(fonte: internet)

Existe evidência de que pacientes portadores de más oclusões têm pior qualidade de vida relacionada à saúde bucal em comparação a pacientes que possuem oclusões equilibradas. Entretanto, não existe evidência científica de que más oclusões não tratadas possam aumentar o risco de desenvolvimento de cáries dentárias, gengivites e alterações periodontais, e nem deque o tratamento ortodôntico possa prevenir o desenvolvimento de desordens articulares oumelhorar a efetividade mastigatória dos pacientes.

Portanto, os principais benefícios do tratamento ortodôntico estariam relacionados com a estética e a função mastigatória, que causarão, como consequências e objetivos, melhoras no bem-estar social e psicológico do paciente, objetivando “qualidade de vida”.

A “qualidade de vida relacionada à saúde bucal” é um conceito multidimensional, que inclui a percepção subjetiva do bem-estar físico, psicológico e social de cada um, além de um senso de bem-estar geral subjetivo. Sua essência, de acordo com alguns autores, seria o reflexo das experiências de um indivíduo, que influenciariam sua satisfação com a vida em todos os seus aspectos

Para uma mesma má oclusão, existirão diferentes impactos psicossociais. Isso significa que a mesma má oclusão pode ser percebida de diferentes maneiras pelas pessoas, e que essa percepção individual provavelmente é a chave para a busca de tratamento ortodôntico, relacionando-se ou não com a gravidade dessa má oclusão.

Um impacto negativo na qualidade de vida dos adolescentes não significa necessariamente que eles serão mais cooperadores durante o tratamento, contudo, conhecer sua percepção e saber se de fato existem impactos negativos certamente nos auxiliará na individualização e  adequação do plano de tratamento.

  • Vale a pena ler o texto na íntegra!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...