quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Tratamento Ortodôntico Auxiliado pela Corticotomia

Até onde o paciente aceitaria um procedimento em troca de um tempo menor de tratamento?

.:.

Autores: Hassan, A.H.; Al-Fraidi, A.A.; Al-Saeed, H.S. ( Universidade de Jeddah, Arábia Saudita)

INTRODUÇÃO / REVISÃO DA LITERATURA

A utilização de osteotomias, para correção de deformidade e para alongamentos ósseos é prática frequente na cirurgia ortopédica. Na Odontologia, em especial, na Ortodontia, com o auxílio de osteotomias segmentares, o clínico pode reduzir o tempo de tratamento e evitar movimentos dentários desnecessários e difíceis.

Köle, em 1959, introduziu a técnica da corticotomia para permitir a movimentação de um segmento ósseo por uma secção da cortical óssea. É uma técnica cirúrgica que acelera o movimento de um dente ou de um grupo de dentes através do osso. Segundo esse autor, há um menor risco do que a osteotomia de um segmento ou do que uma cirurgia ortognática.

Suya, em 1991, especificou que a maioria dos tratamentos ortodônticos poderiam ser finalizados em três ou quatro meses após a corticotomia. Além disso, Frost, em 1981, encontrou uma correlação direta entre a severidade da corticotomia com a intensidade da resposta tecidual, levando à aceleração do turnover ósseo do sítio cirúrgico.


Recentemente, Wilcko em 2001 e, posteriormente, em 2008, desenvolveu e patenteou uma técnica chamada Ortodontia Osteogenicamente Acelerada (sigla em inglês – AOO) ou Ortodontia Osteogenicamente Acelerada Periodontalmente. A técnica é similar à corticotomia convencional, exceto pela corticotomia seletiva em forma de linhas e pontos ao redor do dente que se quer movimentar. Além disso, enxerto ósseo reabsorvível é colocado sobre os sítios cirúrgicos para aumentar o confinamento ósseo durante a movimentação. Após um período de cicatrização de uma ou duas semanas o movimento é iniciado e segue-se com ativações mais rápidas, de duas em duas semanas.

(Antes e depois - 15 meses de tratamento ortodôntico ativo)


CONCLUSÕES

- A corticotomia é uma técnica promissora devido às muitas aplicações possíveis na ortodontia no tratamento de adultos, já que auxilia em várias limitações do tratamento, como o tempo total de tratamento, comprometimento periodontal, falta de crescimento e um envelope ósseo limitado.

- O mecanismo por trás da corticotomia pode ser resumido como uma indução do metabolismo ósseo por corticotomias lineares e pontuais ao redor do dente que será movimentado, aumentando o turnover ósseo e periodontal, resultando num estágio transitório de osteopenia durante o tratamento. Essa aceleração do movimento dentário é verdadeira se seguida por um curto período de tratamento ortodôntico ativo.

- Estudos randomizados em humanos ainda são necessários para confirmar as vantagens afirmadas para a técnica e para avaliar os resultados a longo prazo.




Um comentário:

http://conect.to/Ortodontia disse...

Olá gostei muito da idéia da corticotomia ...ela é muito usada nos EUA ...a técnica ajudaria muito a Ortodontia na questão do tempo principalmente em casos que envolvem a exodontia ...creio que é questão de tempo até ocorrer a popularização e valorização desse procedimento pela periodontia ou cirurgia ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...