segunda-feira, 20 de junho de 2011

Integração da Ortodontia (Fechamento de Espaço) e da Odontologia Estética no Tratamento de Pacientes com Agenesia de Incisivos Laterais Superiores

Autores: Marco rosa, Björn U. Zachrisson (Departamento de Ortodontia, Oslo, Noruega)

Apenas para dar um “gostinho”...

  • Tópico do artigo: Chaves para o sucesso clínico

Finalização Ortodôntica

Uma vez que o canino apresenta-se mais largo no sentido vestíbulo-lingual que o incisivo lateral, existe a necessidade da realização de um “off-set” nos arcos de nivelamento, para a obtenção de um ponto de contato adequado entre este dente e o incisivo central. Do mesmo modo, a rotação mesial correta do primeiro pré-molar (para ficar semelhante ao canino em uma visão vestibular) pode ser obtida com um “off-set” distal e/ou com uma posição mais distal do braquete.

O torque coronário adequado para o canino que ocupa a posição de incisivo lateral deve ser determinada individualmente, observando cada paciente diretamente de frente, tendo em mente a grande variação no torque destes dentes nos pacientes não tratados. Em geral, a maioria dos caninos necessitam de um severo torque lingual de raiz, para se parecer com incisivos laterais e para reduzir a eminência radicular. O problema de torque pode ser controlado em parte pela seleção do braquete, mas quase sempre são necessários, ao longo do tratamento, a incorporação de torque nos arcos e a verificação cuidadosa dos seus efeitos. O torque coronário dos primeiros pré-molares, posicionados no local dos caninos deve ser relativamente nulo, por razões estéticas e funcionais.

Quando os primeiros pré-molares são intruídos com aparelhos fixos, as coroas tendem a inclinar-se vestibularmente, reduzindo a eminência cuspídea (cúspide vestibular). Assim sendo, a intrusão dos primeiros pré-molares deve ser combinada com o torque vestibular de raiz.




Um contorno natural da gengival marginal caracteriza-se pela presença do mesmo nível gengival para o incisivo central e o primeiro pré-molar, em posição de canino e o canino reposicionado, apresentando um nível mais baixo. Isto normalmente significa que os caninos têm que ser extruídos e os primeiros pré-molares intruídos. Como os caninos são mais grossos que os incisivos laterais, sua extrusão pode criar um contato oclusal excessivo com os incisivos inferiores. Este problema poderá ser corrigido pelo movimento lingual dos caninos, aumento no torque lingual de raiz e pelo desgaste nas suas superfícies linguais. As angulações dos caninos devem ser planejadas considerando o paralelismo radicular, mas também respeitando à sua morfologia coronária, para reduzir o risco de reabertura de espaço e de perda de contato com os incisivos centrais.


Conclusões

Quando os métodos sugeridos neste artigo são integrados, as características bucais resultantes do tratamento podem ser quase idênticas às de uma dentição normal. Detalhes cuidadosos ao longo da evolução do tratamento ortodôntico e nos estágios de finalização, para alcançar o torque coronário e o posicionamento ideal de todos os dentes, associado com técnicas novas e materiais adaptados da odontologia estética (Dentística), podem restabelecer o formato e o tamanho natural dos dentes, promover o contorno gengival normal e assegurar uma oclusão funcionando otimamente com guia canino. A cooperação interdisciplinar entre os ortodontistas e os outros especialistas parece ser de importância crescente na obtenção de resultados de alta qualidade.

2 comentários:

Mirna disse...

Parece um bom resultado. Os dentes foram alinhadas. Eu preciso do mesmo. Um serviço de dentistica.

George Bueno disse...

É isso mesmo Mirna! Com o auxílio de outras especialidades pode ser conseguido um resultado estético mais harmônico.
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...